domingo, 11 de janeiro de 2015

Teste de arrancamento dos pontos de ancoragem!

A importância de realizar o teste de arrancamento na haste dos pontos de ancoragem.  O teste é realizado na haste, já devidamente fixada no concreto. Pode ser vigas ou colunas com 25 ou 30 MPa. Portanto quanto mais alta a resistência do Mega Pascal melhor a qualidade da instalação. 

MPa - Mega Pascal é a unidade de resistência utilizada para o cimento (concreto). Como unidade de conversão utiliza-se a igualdade de: 01mpa =10kgf/cm2, Na prática,  por exemplo, isso significa que um concreto que possui 32 Mpa resiste até 320 kgf por centímetro quadrado.

Vale lembrar que o concreto tem um tempo de cura.

A qualidade da instalação e do teste de arrancamento depende exclusivamente do concreto das vigas, pilares e platibanda. Em uma edificação onde pretende-se fazer a instalação dos dispositivos de ancoragem também deve-se levar em consideração os estudo de cálculo de tombamento da platibanda, indicamos uma resistência de 2500Kgf. Montado com ferragens (estribos) de 09, 10 a no máximo 12mm.

O teste é realizado com equipamento calibrado de forma que simule o arrancamento da haste já devidamente fixada no concreto. As cargas aplicadas são de acordo com a NR-18.15.56 que é de 1500Kgf. Entretanto para atestar a qualidade e o desempenho dos nossos pontos de ancoragem, dimensionamos a instalação para suportar cargas acima dos 2500kgf. Que neste caso atende as normativas do corpo de bombeiros.








Nenhum comentário: